sábado, janeiro 14, 2006

FORTE da GRAÇA

O Forte de Nossa Senhora da Graça, do século XVIII, obra-prima da arquitectura militar europeia - tal como o aqueduto, classificada como Património Nacional em 1910, tem o traço do Conde de Lippe Schaumburg e foi iniciado em 1763, por ordem de D. José I, para completar o sistema defensivo de Elvas.Situada a dois quilómetros a norte da cidade, é considerada, de acordo com a DGEMN-Direcção- -Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, "uma das fortalezas abaluartadas mais poderosas existentes no mundo e das mais originais pela sua concepção e implantação".Fortemente marcada pela sua função militar enquanto zona de fronteira, Elvas - cuja origem poderá ser anterior ao período romano - integrou definitivamente o território português em 1229, no reinado de D. Sancho II.


Porta do Dragão


A estrutura, de planta quadrangular com 150 m de lado, é completada por quatro baluartes nos vértices. Quatro revelins cobrem as cortinas, a meio das quais de inserem o portão monumental (Porta do Dragão) e três poternas.
O corpo central da praça apresenta um reduto elevado, de planta circular, com dois pavimentos e parapeito, abrindo canhoneiras para três ordens de baterias em casamatas. Sobre o reduto, como sua lanterna central, uma torre circular com dois pavimentos abobadados: o primeiro constituindo-se em uma capela decorada e o segundo, na Casa do Governador. Abaixo da capela, escavada na rocha viva, uma cisterna constitui-se em uma de suas obras mais notáveis.
Externamente, a estruta é completada por um hornavaque com seu revelim e poterna, e por um fosso seco, largo e profundo.

Vista panorâmica de Elvas a partir do Forte da Graça

No século XVII, a posição estratégica do monte da Graça, ocupada por tropas espanholas no contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, muito caro custou a Portugal durante o cerco a Elvas (1658-59). Um século mais tarde, durante a Guerra dos Sete Anos (1756-63), a cidade sofreu novo sítio (1762). Com esse fato em mente, sob o reinado de D. José (1750-77), tendo o Marquês de Pombal chamado o Marechal Conde de Lippe para reorganizar o Exército português, determinou-lhe traçar planos para a modernização daquela cidade.
Os trabalhos do Forte da Graça iniciaram-se em 1763, estendendo-se até ao reinado de Dna. Maria I (1777-1816), que a inaugurou em 1792, com o nome de Forte Conde de Lippe, militar que havia proposto a sua construção.
Resistiu às tropas espanholas durante a chamada Guerra das Laranjas (1801) e, mais tarde, no contexto da Guerra Peninsular, às tropas do general Soult, que a bombardearam (1811), não chegando a tomá-la.
Utilizado no passado como prisão militar, em nossos dias encontra-se conservada em excelente estado.

Vista aérea do Forte da Graça

Forte da Graça ou de Lippe
Frederico Guilherme Ernesto (Londres, 1724 — 1777) o Conde de Lippe, começou a sua vida militar nas Guardas Inglesas, de onde passou para a Marinha, tomando parte na campanha de 1745 contra os Turcos.
Em 1762 o governo inglês envia-o a Portugal. Neste ano a Espanha e a França, unidas pelo Pacto de Família, tinham pretendido que Portugal fechasse os seus portos aos navios ingleses, o que foi recusado pelo governo português e teve como consequência a invasão da fronteira do Noroeste por tropas espanholas que tomaram Miranda, Bragança e Chaves. O exército português, abandonado deste a doença de D. João V, não tinha oficiais preparados para a guerra — o fardamento, soldados e armas eram praticamente inexistentes. O conde de Lippe e alguns oficiais ingleses e alemães tentaram organizar um exército resistente. As rendições precipitadas de muitas praças, o número de desertores e a demora no cumprimento das ordens, de que se teria queixado o ajudante-general Böhm, impressionaram o conde. Este, tomando conhecimento do pequeno valor militar das suas tropas, limitou-se a uma guerra de posições, procurando impedir que o exércio espanhol penetrasse em Portugal.
A Espanha, segundo escritores coevos, não se empenhou grandemente nesta luta que só foi activa na América do Sul. Acabada a guerra, o conde de Lippe continuou a tentar organizar o exército português que lhe fora confiado.
Assim, em 1764, realizou uma viagem de inspecção às regiões fronteiriças, mandando reparar as fortificações existentes e ordenando a construção de algumas novas. Dois anos depois regressa ao seu país, não devendo ter recebido o ordenado que fora fixado em 3000 libras anuaus. Tendo proposto a transformação do fortim em Forte. De início foi chamado de Forte de Conde Lippe, depois Forte de Nossa Senhora da Graça em Elvas
Regressa três anos depois e volta a percorrer o país certificando-se do efeito das suas reformas; durante a sua estadia realizaram-se grandes manobras de conjunto de 20 regimentos.
Continuou a lutar pelo melhoramento do exército português, mas o governo do Marquês de Pombal ignorou-o.
Vinte anos após a sua morte, o governo português compra os seus manuscritos referentes à defesa de Portugal; todos, ou a maior parte, foram levados para o Brasil com a invasão francesa em 1807.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Lippe"



18 Comments:

At 7:57 da tarde, Anonymous independente said...

Bonito blog
Viva Elvas

passem por
http://forumelvense.blogspot.com/

e comentem

 
At 9:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sr Ze de Mello é verdade que o cobrador do fraque anda a ver do sr Tiago por causa duns cobre?
Quem foi o lesado?

 
At 8:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Soy de Badajoz y he de reconcer que el forte da Graça es algo único, impresionante.

Nuestras ciudades, separadas y enfrentadas tras la reconquista fueron hermanas durantes 4 siglos y lo serán en el futuro.

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

What a great site » » »

 
At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! »

 
At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Volvo location diagram send flowers voip service rechargeable batteries about fioricet vitaline vitamins Lufthansa flights to dallas All dvd video clips about bodybuilding epson stylus c80 ink cartridges childrens shoes http://www.cheapxanax4.info Vogue flower shop http://www.craps-6.info free credit report Apap with codeine no prescription fairfield resorts Divorce adultery

 
At 12:18 da tarde, Anonymous Antonio said...

Nos é grato informar-lhes que a nova web www.badajozcapitalenlafrontera.com permanece pendurada de internet desde faz umas datas. durante o mês de agosto realizará um período de rodagem. A partir de primeiro de setembro ampliará seus conteúdos e suas versões portuguesa e inglesa, admitindo publicidade que ajude a seu financiamento e manutenção. Esperamos que sua singeleza e original desenho, bem como seus conteúdos sejam de interesse geral. Saudações.

 
At 4:03 da tarde, Blogger agcandelas said...

Blog muito interessante desde os pontos de vista histórico e monumental. Felicidades. convido a vocês a visitar www.badajozcapitalenlafrontera.com. saudações.

 
At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

no dia 1-11-2007 fiz visita ao forte da graça querendo mostrar aos meus filhos o nosso bonito patrimonio ao qual fiquei muito triste por ver tudo abandonado sera que um monumento daqueles nao merece mais estimaçao dos governantes espero que os meus filhos consigam um dia ver restaurado desde ja obrigado

 
At 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é com grande pena minha quando fui a elvas visitar o Forte da Grança, e me deparo com uma degradaçao do espaço histórico da cidade e com grande revolta fiquei quando ao ir a internet ver o siete constatei que todas as imagem de tal monumento nenhuma delas era a verdadeira imagem real.Pois em 17/10/09 eram apenas instalações em completa ruina so me deu vontade de ligar para a sic para verem tal miseria que se passa no nosso país

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Fátima Graça said...

Concordo e partilho da mesma opinião de alguns visitantes ao forte da Graça em Elvas... Uma pena tal monumento histórico estar nas condições degradadas em que se encontra. Estive lá e senti-me impotente em fazer algo de útil quando observei alguns miudos a partir vidros na parte superior do monumento. Por favor, será preferível vedarem o espaço de tal forma que ninguém lá vá do que ser visitado pelo turismo naquelas condições.
FG

 
At 7:15 da tarde, Anonymous Fátima Graça said...

Já agora, também se compreende que, para uma boa manutenção, ficaria muito dispendioso fazer um restauro ao belíssimo Forte da Graça. Elvas é uma cidade monumental e nota-se que há brio pelo Castelo e até pelos jardins que circundam o Aqueduto. Este comentário é com intenção de elogiar o centro e criticar a forma do trato ao Forte que está nos arredores.

 
At 9:28 da tarde, Blogger Daniel Santos said...

Deixo aqui o meu último vídeo sobre este magnífico local deixado ao descaso.

http://vimeo.com/31818970

 
At 3:52 da tarde, Blogger tiagomccf said...

Deixo aqui o link de um movimento para Reabilitação do Forte da Graça. Só é necessário registar e Apoiar o movimento!
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=333

Deixo também o link de uma petição pública com o mesmo propósito:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N13513

Obrigado

 
At 7:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://levitranowdirect.com/#jmjtz]levitra 40 mg[/url] - cheap generic levitra , http://levitranowdirect.com/#mkzba buy levitra online

 
At 4:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://www.msn.com/ - [url=http://www.msn.com/]msn[/url] msn
msn

 
At 4:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

When deciding which kind of insurance to get, you should also take into consideration age and condition of your car. Assuming you might be a safe, responsible driver then getting a better deductible makes absolute sense. Some people may possess a long drive to function or maybe you merely want to look at a drive. Pijiurg, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/auto-insurance-gainesville-ga/]auto insurance gainesville ga[/url], BaSjkza, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/cheap-car-insurance-bakersfield/]cheap car insurance bakersfield[/url], fscbZhw, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/hagerty-collector-car-boat-insurance/]hagerty collector car boat insurance[/url], cwOMbhD,

 
At 7:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

My vehicles have comp and collision coverage on them. In this situation, you might pay more for auto insurance than you're at ease with, nevertheless, you're insured against any eventuality. This covers customers who have vehicle trouble while driving. OmgvCKq, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/auto-insurance-companies-in-maryland/]auto insurance companies in maryland[/url], KDPHGhr, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/car-insurance-policy-number-search/]car insurance policy number search[/url], wAlEZeb, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/list-of-car-insurance-companies-in-kuwait/]list of car insurance companies in kuwait[/url], NEfgvjL,

 

Enviar um comentário

<< Home